Citação

"Só queria que você soubesse que tudo aquilo que aprendeu comigo não vai ser fácil de encontrar nos livros e em outros corpos sem direção... E não vai achar em nenhum lugar encaixe tão complexo assim! Quando a noite passar e tudo acabar, eu estarei aqui"
Strike

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Welcome to 2014

Reparei que não houve uma reflexão escrita para a passagem de ano - 2012 para 2013. Mas se reparar a reflexão do ano de 2011 para 2012 foi tão completa que serviu para 2 anos! xD (nada modesta!) 

Estava relendo essa publicação e puxa vida, repito as mesmas palavras e ainda com mais convicção! http://terapiademarmanjo.blogspot.com.br/2011/12/nao-recomeco-mas-sim-renovacao.html

Contudo, é de praxe dar um ar mais atual as reflexões de fim de ano, afinal, por mais que seja uma ocasião periódica, cada ano é um ano!

Iniciemos comparando uma foto nossa do inicio do ano com uma recente. Vamos observar nossas mudanças físicas. Refletindo sobre elas, acabamos nos remetendo a nossas mudanças de conceitos, opiniões, e até mesmo atitudes propriamente ditas. O antes e o depois é o retrato nítido das nossas mudanças, da qualidade da nossa saúde e das nossas relações conosco mesmos e com os outros. Pensando nos outros, reveja todas as fotos ao longo do ano.
Quem foram...
Seus companheiros de luta nessa etapa de sua vida?
Os companheiros de farra?
Os colegas de trabalho?
Os amigos verdadeiros?
Os amores?
Os horrores?
Os que permaneceram e os que partiram?
Os que não chamará mais de amigo?

Os novos amigos?
Quem foram as pessoas que estiveram de alguma forma presentes em sua vida?

Pense em todas elas com carinho - pois de alguma forma elas fizeram parte da construção do seu ser. A contribuição das pessoas em nossas vidas, tanto as positivas quanto as negativas fazem parte da construção do nosso caráter.   

Agora pensemos em nossas metas e objetivos traçados no ano anterior.
Os cumprimos? 
Quais deles não foram realizados?
Quais ainda podem ser considerados relevantes, e quais já não importam mais?

E logo tracemos nossos novos rumos!
E acima de tudo - coloquemos Deus no comando de toda nossa vida! Deixemo-nos ser guiados pela sua magnitude e imensa bondade! Sejamos humildes de coração como Ele, e vamos tentar sempre ser pessoas melhores, mais humanas!

Meu desejo hoje para todos nós é uma vida digna - repleta de toda saúde e paz! O resto conseguimos por consequência...

Feliz 2014!
Palavra chave do ano - ALEGRIA




sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pedaço de Felicidade



"Ontem gastei todo o meu dinheiro e comprei um terreno em marte. Eis a foto cedida pela NASA do meu pedaço de felicidade. Sem gente, sem bicho, sem planta, sem nada. Eu e a imaginação poética vamos morar no sideral grandão, no vazio, no infinito. Pretendo não manter mais contato com os tolos, nem com os que habitam minha mente em memória de estúpidos convívios do passado. Adeus!" 
Blog do Pedro 

A lembrança da sua alegria me esboça um sorriso...


A lembrança da sua alegria me esboça um sorriso... A saudade das suas frases clichês, tão típicas e exclusivas suas, me fazem rir, e vivo as reproduzindo, algumas vezes sem nem perceber. Ô mamacita, quantas coisas aconteceram que você se orgulharia de ver! Quantas coisas nós fizemos pensando mais em sua satisfação do que na nossa própria conquista... É engraçado pensar em certo fato e saber exatamente qual seria sua reação! É engraçado como até sua hostilidade faz falta. Uma mãe diferente, que verdadeiramente nos ensinou como encarar a vida: “O mundo é dos espertos – vencem os melhores!” Essa fala ecoa em minha mente, exatamente no tom como costumava dizer para mim. Você não foi embora, meu amor... Você permanece sempre aqui! Seu cheiro ainda sinto nas roupas, nos lençóis, no seu colchão, no seu perfume – aquele que só você usava (Hit – L’acqua di Fiori)... Sua letra na lista de telefone, nos cadernos, nos livros de receita, nos bilhetinhos guardados... Seu rosto nas fotos, nas filmagens, naquele vídeo em homenagem aos seus 50 anos... Seu gosto nas músicas dos anos 80, nas séries velhas da sua época, nas novelas das 8, em todo colar bem espalhafatoso, e principalmente em todo batom bem vermelho (cor Carmim – Avon)... Seu jeito embutido em cada um da família – nos seus irmãos, nos seus sobrinhos, nos seus primos, nas suas tias, no seu marido, nas suas filhas – e até mesmo nos seus amigos, nos seus alunos, em todos você conseguiu deixar um pedacinho de você! Você está em todos os momentos, na mais doce lembrança, no nó que dá na garganta, na lágrima que agora escorre, no coração apertado... Mas as lágrimas hoje não são mais de tristeza, são de amor e de pura saudade. E que saudade! 
O aperto no peito se esvai, o nó da garganta desata e a lágrima permanece em seu lugar de origem, dando lugar a um sorriso... Um sorriso largo, uma gargalhada na verdade... Que me orgulho em dizer que herdei de você, e dessa alegria tão contagiante! 


Te amo!
“Recolhe-se a noite! Bem vinda à luz! O amor é a estrela mais brilhante!”
Pandeva Ted Zagar

28/09/13
1 ano u.u”

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Amizade Contraditória




Você sabe que é uma Amizade Contraditória quando só de ouvir o nome da pessoa, já lhe brota aquele sorriso largo... Quando se lembra dela em detalhes sutis e comuns do dia-a-dia... Quando se despedir ao fim do dia é uma tarefa difícil... Quando você tenta estender ao máximo o contato, só para tê-la por mais tempo... Quando sente uma confiança imensurável, e simplesmente tem a certeza que com ela você pode ser totalmente você mesmo... Não há necessidade de medir as palavras, medir as atitudes, medir as brincadeiras, medir os carinhos, medir as taras, medir as opiniões, medir os sentimentos... Não há que medir nada!
"É tão certo quanto o calor do fogo" (Capital Inicial)

Ora, é claro que essa amizade existe! Uma amizade um tanto quanto confusa... Que não se sabe se é amor, se é paixão, se é irmão, se é amizade em si ou apenas fruto da imaginação. É de certa forma intensa, interessante, e sem dúvidas, única!

Amizade gostosa, que lhe prende a uma pessoa, por mais que esteja livre para voar. Amizade perigosa, que se mal interpretada pode causar danos. Amizade simples, que tão naturalmente de instalou entre duas pessoas. Amizade complicada, que nunca é bem compreendida por quem apenas a assiste. Amizade colorida, que permite o contato pele com pele. Amizade íntima, que comporta muito bem seus segredos e pensamentos. Amizade viva, que constantemente se faz presente na sua vida. Amizade surreal, que ultrapassa os limites da realidade, alcança seus sonhos, e lhe faz questionar sobre todo seu presente e futuro. Amizade inexplicável, que pode-se tentar explica-la por longas horas, dias, através de textos, livros, poemas, e derivados, que nunca será plenamente entendida.

A Amizade Contraditória é única, que apenas se sente...

Tal amizade nada mais é que o puro sentimento de amor!

Sim, amor! Todo ele... 
Amor saudável, sem suas complicações e fortes tendências ao sofrimento. O amor puro, digno, respeitoso, e claramente real. Sem rótulos!

Sentimento que lhe desafia a todo instante, que lhe coloca a prova, que por mais pessimista seja o momento em que vive, você simplesmente carrega a certeza de que não está sozinho!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Eis que surge uma lucidez!

Valorizo os momentos nos quais agimos pelo puro desejo, levados apenas pelo impulso da emoção. Momentos vividos por inteiro, sem o minimo de ponderação. Acho importante nos permitirmos esses riscos, e eu digo com toda a certeza que por mais que depois você sinta um pequeno arrependimento, pior seria o arrependimento por não ter tentado / se entregado! 

Contudo, dou mais valor ainda aos momentos lúcidos, pois querendo ou não sempre é chegada a hora do raciocínio. A hora que você consegue enxergar sua própria situação com clareza e enfim tomar uma decisão sensata. 

Bom, essa opinião se encaixa muito bem nas várias situações da nossa vida, mas é claro que mais uma vez venho ressaltar o relacionamento.

Um dos momentos mais vulneráveis das nossas vidas eu posso garantir que é quando nos sentimos apaixonados, ou algo parecido com isso... Sim! Ficamos a mercê de comportamentos instintivos, puramente emotivos e lançados a sorte, afinal, nem sempre a resposta do outro é como esperamos, e cá pra nós, na maioria das vezes não é como imaginamos, não chega nem perto!

Mais uma frustração se instala. Vivo pensando - nossa, vale a pena mesmo tanto esforço? Insistir numa ideia que não consegue passar de uma simples ideia? Não se concretiza, nem evolui, nem nada... Estagna e mais uma vez você se vê com cara de tacho. 
Ficar eternamente fazendo papel de "troxa", assumido ainda, é um saco! 
Sim, me empolguei na descrição, mas acho "troxa" o termo perfeito. Quem insisti em dar murros em ponta de faca é sim um perfeito troxa. O grande desafio é colocar um ponto final nisso tudo, pois o que se colhe de um comportamento digno de um troxa é óbvio:  Apenas desgaste, frustração, expectativas, expectativas, expectativas... Em suma, sofrimento na certa!

Aí você pensa assim: Não, mas eu sei que futuramente tudo isso vai valer a pena! 
Que vai! Vai valer nada! Ganhar pelo cansaço do outro não é um mérito! É um fardo! No primeiro obstáculo você será o grande culpado, além disso todas as situações subsequentes vão seguir nessa mesma linha... Não se trata de um relacionamento natural e reciproco, mas sim um relacionamento torto, forçado. No entanto, não descarto a possibilidade de dar certo, pode dar sim, mas eu particularmente não gosto de depender da sorte.

Hoje, confesso que ainda estou sob os efeitos ofuscantes da paixão, mas finalmente consigo enxergar que certas coisas não dependem de mim, estão além do meu controle, e não há mais nada que eu possa fazer que me possibilite assumi-lo, o máximo onde conseguiria chegar é exercer certa influência, que no frigir dos ovos é redundante, afinal ainda não será uma escolha minha. Complicado não é?!

Bem, apenas sei que quando esse momento de lucidez chega, nada melhor que tirar o máximo proveito dele. O mais difícil disso tudo é aceitar nossa condição e viver bem com ela. Aceitar de bom grado nossa condição e limites, quem sabe assim se amenizam o sofrimento, os excessos de expectativas, e todos seus derivados. 

Tomara!


domingo, 18 de agosto de 2013

Serão os ventos de agosto?



Sinto uma onda negativa no ar... Que vem pesando as vidas, os pensamentos... E a única vontade que se tem é sentar e chorar todas as lágrimas que há muito se acumularam. 

Essa onda parece ter vindo com os ventos fortes de agosto, mas certamente essa maldita onda veio ainda mais forte que os ventos... Onda destrutiva, desorientadora, que conseguiu de maneira impecável acabar com a alegria de muitos dias e com o sono de muitas noites. 

Não, ainda não foi definida uma causa. Por que justamente nessa época? Será que vai se prolongar? Quando vai passar? E quando acabar, será que um dia vai voltar? [...]

Perguntas sem respostas, e uma causa totalmente vazia. Talvez se trate apenas de mais uma das infindáveis ironias da vida.

E pensando numa maneira de superar tudo isso, encontrei um conselho sensato que muito bem se encaixou nesse contexto e nos prova mais uma vez que independente das nossas angustias e agonias, não estamos sozinhos e sempre haverá uma solução criativa!

Para atravessar agosto é preciso antes de mais nada paciência e fé. Paciência para cruzar os dias sem se deixar esmagar por eles, mesmo que nada aconteça de mau; fé para estar seguro, o tempo todo, que chegará setembro — e também certa não-fé, para não ligar a mínima às negras lendas deste mês de cachorro louco. É preciso quem sabe ficar-se distraído, inconsciente de que é agosto, e só lembrar disso no momento de, por exemplo, assinar um cheque e precisar da data. Então dizer mentalmente ah!, escrever tanto de tanto de mil novecentos e tanto e ir em frente. Este é um ponto importante: ir, sobretudo, em frente.
Para atravessar agosto também é necessário reaprender a dormir, dormir muito, com gosto, sem comprimidos, de preferência também sem sonhos. São incontroláveis os sonhos de agosto: se bons, deixam a vontade impossível de morar neles, se maus, fica a suspeita de sinistros angúrios, premonições. [...]

Para atravessar agosto ter um amor seria importante, mas se você não conseguiu, se a vida não deu, ou ele partiu — sem o menor pudor, invente um. Pode ser Natália Lage, Antônio Banderas, Sharon Stone, Robocop, o carteiro, a caixa do banco, o seu dentista. Remoto ou acessível, que você possa pensar nesse amor nas noites de agosto, viajar por ilhas do Pacífico Sul, Grécia, Cancún ou Miami, ao gosto do freguês. Que se possa sonhar, isso é que conta, com mãos dadas, suspiros, juras, projetos, abraços no convés à lua cheia, brilhos na costa ao longe. E beijos, muitos. Bem molhados.

Não lembrar dos que se foram, não desejar o que não se tem e talvez nem se terá, não discutir, nem vingar-se, e temperar tudo isso com chás, de preferência ingleses, cristais de gengibre, gotas de codeína, se a barra pesar, vinhos, conhaques — tudo isso ajuda a atravessar agosto. Controlar o excesso de informações para que as desgraças sociais ou pessoais não dêem a impressão de serem maiores do que são. [...] Aprender decoração, jardinagem, ikebana, a arte das bandejas de asas de borboletas — coisas assim são eficientíssimas, pouco me importa ser acusado de alienação. É isso mesmo, evasão, escapismos, explícitos.

Mas para atravessar agosto, pensei agora, é preciso principalmente não se deter de mais no tema. Mudar de assunto, digitar rápido o ponto final, sinto muito perdoe o mau jeito, assim, veja, bruto e seco.
Caio Fernando de Abreu 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sinto falta de Sorrisos Sinceros...




Eis que me sinto obrigada a estar aqui de novo, mas dessa vez meu espírito está renovado com uma espécie de humor áspero, mas não sombrio, e sim lúcido. 

E cá eu penso - a vida é muito curta para deixa-la passar, e blá blá blá... Não retiro nada do que disse, e por mais clichê que pareça, essa é uma opinião que provavelmente não irá se distorcer ao longo da minha existência, mas é sempre bom deixar claro que por mais que nossos desejos não se realizem de imediato, por mais que tudo possa estar dando errado, por mais que estejamos tentando nos manter na linha, mas acabamos desviando do caminho, por mais que os por mais existam, sempre há o lado bom das coisas, o cômico, a ironia, e "puta falta de sacanagem", que cá pra nós, é de rolar no chão de rir!

Ora, que graça a vida tem quando tudo permanece sem graça?
Qual a graça de viver se não achamos graça das nossas próprias experiências?
Qual a graça de ser uma pessoa sem graça?
Essas são redundâncias muito pertinentes!

As pessoas se mantém sérias mesmo quando não há motivos formais que as exijam. Estão tristes mentalizando problemas atrás de problemas, se preocupam demais, se "pre" ocupam... Ficam ansiosas por uma série de acontecimentos futuros, muitos deles até corriqueiros. Muitos andam sempre ansiosos demais, depressa demais... Assim acabam pensando demais, falando demais, fechados demais, estressados demais!

Cadê a alegria que deveria acompanhar o nascer do sol?
Cadê a gratidão por estar vivo, saudável e plenamente capaz de viver o novo dia?
Cadê a gentileza com o outro, palavras carinhosas ou um simples sorriso que naturalmente contagia?
Cadê a vontade de se libertar das amarras sociais, dos tabus, da hipocrisia que é essa sociedade ridícula?
Cadê você fazendo papel de ridículo só para estampar na cara do amigo um sorriso largo? Ou até gargalhadas escandalosas, acompanhadas da tão gostosa frase - "Ah, fulano é doido!"
Cadê você sendo você? Sendo quem realmente é...!

Cadê???????

DEVERÍAMOS SER CORAJOSOS!
DEVERÍAMOS SER "DESENCANADOS"!
DEVERÍAMOS SER HUMILDES!
DEVERÍAMOS SER LEVES! 

Idiotas são os que ignoram a energia positiva que se recebe a cada passo, a cada fôlego, a cada olhar, em cada cor, em cada detalhe, em cada encontro, em cada momento - a todo instante...


Idiotas são aqueles que perdem tempo se achando os donos do mundo, ou aqueles que vivem se lamentando por suas limitações, ou reclamando... reclamando.. reclamando...



Idiotas somos nós quando agimos como "normais". Afinal o que é ser normal!?

A sinceridade de um comportamento, a descontração no momento de tensão, o desapego aos conceitos infundados e projetados por uma sociedade doente, fazem parte da arte da vida mais leve. DEVERÍAMOS NOS LIBERTAR! 


O bom senso é uma grande virtude - então que a desenvolvamos AGORA! Aprendamos a usufruir de seus benefícios, sem nos submetermos à hipocrisia. Sem nos entregarmos ao mito social, ao "senso comum", a perda da real personalidade, à formação de indivíduos alienados, moldados como cubos de gelo em forminhas padronizadas.

Apreciemos cada momento, assim quando vier a angústia, sem dúvida será mais amena e passará voando, pois um simples assovio de um pássaro, o olhar para um infinito céu azul, a sensação da brisa contra o rosto, a presença de um amigo, ou de um semelhante apenas, pode nos trazer de volta a paz.

Talvez tenha me perdido entre ideias e palavras... Mas o que parte agora do fundo da minha alma é um desejo simples - VER MAIS SORRISOS SINCEROS.

Como sinto falta de sorrisos sinceros...

  


domingo, 4 de agosto de 2013

Eu te amo!




Quantas vezes preciso deixar isso claro pra você?
Quantas vezes você quer que eu lhe diga?
Quantas vezes você quer que eu lhe prove?
Quantas vezes mais você vai se esquivar dessa nova realidade?

Tento me lembrar das vezes nas quais tive certeza de uma escolha, e não me recordo de estar tão certa quanto agora! 

Estou certa de que a hora é essa!
Por que deixar para ser feliz depois?
Por que esperar pelo incerto?

Hoje consigo ver que a vida é muito curta para nos darmos ao luxo de não tentar!
Ao luxo de esperar... Esperar o que afinal? 

O tempo não espera... A vida não espera... As pessoas não nos esperam... Nada nos espera! E "um belo dia se morre"...
É nessa confortável posição da inércia que vemos grandes oportunidades passarem diante nossos olhos.
É na esperança de encontrar a felicidade sem buscar por ela que se vive uma vida infeliz, se é que o verbo "viver" pode ser usado nesse contexto, pois quem vive esperando, simplesmente não vive.

O que é viver sem assumir certos riscos?
O que é viver sem experimentar algo novo?
O que é viver sem tentar?
O que é viver sem acreditar que pode dar certo?
O que é viver se sua vida se resume em pensamentos negativos... Em problemas... Em desculpas... Em medo e insegurança... ?

Os problemas estão aí a todo momento, todo mundo tem problemas, e é justamente por isso que nunca devemos nos basear neles para elaborar desculpas, para deixar de tentar, para poder dizer sempre não!

Dificuldades... Se a vida fosse fácil, não se chamaria "vida"!

Viver é um privilégio! 
Nos permitir é o mínimo que podemos fazer.

Depois de tudo isso, ainda quer continuar ignorando as possibilidades?
Retardando uma potencial felicidade?

Claro que pode não dar certo, pode tudo mudar... Mas pode ser maravilhoso, pode ser único, pode valer a pena... Simplesmente acho que não custa tentar!

Quando a intenção é boa, quando o coração está aberto, quando realmente se QUER, quando se está disposto a se entregar por inteiro, quando se está disposto a fazer com que tudo se torne possível, significa que existe verdadeiramente amor, e se existe amor, já é o suficiente.

"Que culpa a gente tem de ser feliz?
Que culpa a gente tem, meu bem?
O mundo bem diante do nariz
Feliz agora e não além"
Skank




Retornos


Foto da Fernanda Landa

De volta as aulas, de volta ao trabalho, de volta a uma rotina - velhos conhecidos, que sempre voltam...

Não sei como esses retornos são tão dolorosos. Ora, nem tudo na vida são eternamente flores! 

Eu gosto de observar que para várias pessoas esses retornos são extremamente gratificantes. É como uma espécie de alívio, talvez uma sensação de utilidade - um rumo, objetivos e metas a serem cumpridos, com tempo determinado de finalização... Saudade da rotina, dos rostos conhecidos, dos hábitos adquiridos, de um todo. Isso é até que muito bonito!

Mas eu simplesmente não consigo ter essa sensação! 

Se adaptar novamente a rotina - ajusta-la, habituar-se com ela, pensando também em tudo aquilo que deve ser agregado de novo, para a manutenção da saúde, vida social, família, ..., isso é muito complicado e cansativo. E o pior ainda é quando tentamos fazer tudo se encaixar de forma natural, na bem da verdade acabamos empurrando tudo com a barriga, e logo vemos a transformação, do que deveria ser uma rotina, numa bela duma merda acumulada! u.u''

Mas nada é fácil... Lamentar sobre fatos inevitáveis da vida é tão inútil quanto banal. Gostaria então que não vissem essas palavras como uma espécie de lamúria, não! Vejam como um desabafo, pois é o que é, um desabafo de uma pessoa um tanto quanto perdida, sem saber por onde começar...

Bom, acho digno no mínimo tentar começar com o pé direito, e manter o foco. Pegar um bom ritmo é muito difícil, tão difícil que muitas vezes não alcançamos ritmo algum, mas nada que um pouco de boa vontade e disciplina não resolvam! 

É essa a mensagem de agora - um bom "início" para todos nós! Claro que um bom começo por si só não garante sucesso a ninguém, mas com certeza esse é o caminho certo para se chegar lá!

Vlw u.u'

terça-feira, 30 de julho de 2013

Há Momentos


Dedicado para Hanninha
Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.


A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector

Por seus olhos...



Seriam os olhos a porta da alma como dizem?
Então por que não consigo vê-la ao olhar para os seus
Se ao menos pudesse ver o que você sente
Ou o que se passa em sua mente...

Por que olhar em seus olhos é tão difícil?
Lhe encarar é quase impossível!
Talvez seria tudo mais fácil
Se eu fosse invisível!

Mas para você é o que sou, apenas invisível
Fazer-lhe perceber esse amor reprimido
É o meu grande desafio
Me dá uma mãozinha, Cupido?

Por esses olhos tão lindos e singelos
Vejo apenas que você é a pessoa certa
Por favor abra os olhos e veja
A muito estou a sua espera.

Por mais que eu queira não mais esperar
Meu coração fala mais alto
Aquele mesmo que quando você chega perto
Dá o maior salto!

O tempo passa e o que me resta
É ficar observando do lado de fora
Tentando fazer você perceber
Que enfim chegou a hora!

Por mais que eu queira
Por mais que tudo aconteça
Por mais longe que você esteja
Espero que seja
Meu verdadeiro amor!

Publicado no livro da turma 1º ano ETFG/2009 - "Entre Fatos e Fotos"
Meados de 2009

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ah se ele soubesse...

"Ah se ele soubesse que anda me desapontando a cada fala perdida e falsa que deixa de pronunciar. Já passou da hora de você desaparecer da minha vida, moreno. Quanto mais você fica mais você me ilude na sua não-presença e na sua sempre-cafajestagem. É quase um rei do domínio. (...) Você que some quando me falta o ar e eu lentamente escrevo no espelho que ainda amo você. Ah... Como amo! E nem todas essas mentiras nessa folha de papel fará alguém acreditar que eu ainda te esqueci... Ainda não. Quem diria..."
Grazielle Amanda (Massafera)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A vida mais leve

A gente sofre porque quer! 

Acabei de chegar nessa conclusão fantástica!!!

O valor excessivo que damos a certas coisas, pessoas, situações, acaba que nos leva a um sofrimento que se trocarmos em miúdos, é um sofrimento desnecessário. Ora, enxergar uma angústia como desnecessária e fazer com que ela não te aflija mais, nossa, soa simples mas de simples não tem nada.

Não quero entrar muito a fundo no assunto, até porque tudo nessa vida se trata de prioridades, então dependendo da prioridade que você dá pra algo na sua vida, é claro que o peso dela vai ser maior.

O que devemos fazer hoje é identificar ou até mesmo elaborar essas prioridades e se tiver mesmo a necessidade de sofrer, que seja por uma boa causa! u.u''

Sendo assim, nos livrarmos dessas amarras psicológicas é o que vai tranquilizar nossa mente e nos proporcionar uma vida mais leve. 

O grande defeito do ser humano é complicar tudo aquilo que é simples! Tentar encontrar chifres na cabeça do cavalo. Deixe a vida seguir seu curso, faça sua parte, porque não existem meios de se controlar aquilo que não está efetivamente em suas mãos! É importante termos a consciência de que fazemos tudo que está ao nosso alcance. Esse, meus caros, é um dos segredos da arte de ser leve!

Levar a vida com um sorriso no rosto e se entregar a sentimentos puros, espiritualizar-se, sentir a essência boa de cada momento, e claro, tirar o melhor das situações - o famoso "lado bom" - quanta carga eliminamos de nossa vida fazendo isso, encontrando harmonia no dia-a-dia, assim fica bem claro que a vida pode ser tranquilamente vivida com bom humor e mais alegrias!








terça-feira, 25 de junho de 2013

Até que ponto vale uma paixão.

Se apaixonar...
Complicado não é?

É curioso como perdemos a capacidade de interpretar palavras e atitudes simples do outro, pelo qual nos apaixonamos. Simplesmente achamos melhor abrir mão dos nossos questionamentos para não incomoda-lo. "Não! Incomoda-lo nunca! Essa é a última coisa que eu ia querer na vida!".

Apaixonar-se por alguém deveria ser algo imensamente prazeroso, gratificante, que trouxesse nada menos que felicidade e só! É uma pena que não seja assim tão simples. Primeiro de tudo é reciprocidade. Se apaixonar sozinha é tão vão e vazio quanto o vácuo! É uma sensação parecida com aqueles amores platônicos por atores quando somos mais jovens. A diferença é que quando se trata dessa paixão, já se sabe de antemão que é uma simples aventura da nossa imaginação, agora quando se trata de alguém "real", as ondas de expectativas (vãs) podem destruir o coração em pedaços, causando males imensuráveis. 


Supondo que haja reciprocidade, ambos parecem que estão se apaixonando um pelo outro, "agora sim, não tem mais o que temer, o universo está a nosso favor, tudo tende a dar certo e é isso!"

Também a reciprocidade não nos garante nada! Apenas sugere compatibilidade, nada além. Para uma paixão evoluir e virar um relacionamento de fato, existem tantos fatores que devem ser discutidos, ou no mínimo considerados. Porque caso não seja levado em conta certos aspectos, seria um relacionamento torto, pela metade, incompleto, e cá pra nós, nada mais frustrante que isso!


Que aspectos são esses - todos eles podem ser resumidos em apenas uma palavra: vontade. Pode ocorrer um sentimento reciproco, mas quando "um não quer, dois não brigam". E motivos para o "não querer" são vários - medo, insegurança, "não tenho tempo, não é o momento certo, não estou pronto pra isso, não é a pessoa certa, não é o melhor pra mim, não é compatível com a minha realidade, não cabe na minha vida, não será bem visto pela minha família, não sou bom o suficiente, ele(a) não é bom o suficiente, não foi isso que planejei pra mim, não é como eu esperava, não tem como dar certo, pela distância não valeria a pena, somos muito amigos - um relacionamento estragaria essa amizade, tenho medo de sofrer, não confio nele(a) para namorar", [...]

Uma lista sem fim. Muitos são os aspectos relevantes que devem ser considerados para uma relação acontecer e prosperar, mas na bem da verdade tudo se resume em vontade, pois quando realmente queremos alguma coisa, corremos atrás, e procuramos eliminar os problemas, ou no mínimo minimiza-los. Vão sempre existir N barreiras, mas essas barreiras vão impedir o relacionamento se e somente se os envolvidos decidirem que irão! 

Assim, acabamos voltando ao mencionado inicialmente - se apaixonar é complicado - mesmo com a paixão ali presente e reciproca, não há vontade suficiente para levar o "lance" para a frente, e toda possibilidade morre ali mesmo, se torna mais um sentimento vazio, expectativas e expectativas, nunca passarão de apenas expectativas. 

Por tudo isso eu digo - Se não existe vontade, por favor, não iluda o outro! Seja franco, exponha suas aflições, suas barreiras, o que lhe faz "não querer". Uma das sensações mais agoniantes é a da expectativa. Há uma esperança nítida de que tudo vai dar certo. Mas vai correndo o tempo, nada acontece, expectativas se acumulam, outras são criadas, algumas foram frustradas, mas enquanto não houver um basta de fato, essas expectativas vão consumindo, e sabe-se lá os danos que tudo isso pode causar. 

Pois pensemos nisso. É um ato covarde o de fazer o outro esperar, dar corda simplesmente por dar, o famoso "cozinhar em banho maria", evitar o assunto, evitar uma conversa, evitar um telefonema, evitar um encontro... Só para não ter que abrir o jogo, colocar as cartas na mesa e ter de discutir um presente (que poderia se tornar um lindo futuro), para retardar o "eu não te quero", ou simplesmente para ver se o tempo e o afastamento por si só façam com que o outro finalmente perceba que não existem possibilidades entre os dois. 


Se tem que ser dito, que seja dito logo! Melhor cessar um sofrimento agora do que retarda-lo e prolonga-lo por muito mais tempo.


Aos apaixonados em incessantes expectativas.


Hipocrisia!



Nossa, tenho tanto a dizer sobre isso. A hipocrisia é o marco do século, mais do que isso, é o alicerce da sociedade desde seus primórdios! Nossa quanta profundidade! Pode até parecer que estou exagerando, mas é exatamente essa a linha de raciocínio. 


A hipocrisia está presente em todo comportamento humano, em cada ação, em cada fala, em cada gesto, mesmo que de forma inconsciente, ela existe. Está arraigada na educação, na cultura, na política, na religião, na saúde, em tudo! Dá nojo! A sociedade é e sempre será um jogo de aparências, as pessoas que sobrevivem são as que conseguem manter por mais tempo uma imagem intocável, imaculada. Saem de cena aqueles que deixam escapar um pouco de si mesmos, o que realmente são, essas pessoas, meus caros, viram rapidamente alvos das fofocas, dos comentários maldosos, das outras hipocrisias...

Até mesmo esse texto é hipócrita! Afinal, QUEM NÃO É UM TANTO QUANTO HIPÓCRITA?

 "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude". Ou seja, todo hipócrita finge  
ter comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.

Minha grande indignação na verdade não é pelo fato do mundo ser hipócrita, pois isso é uma verdade, triste, confesso, mas necessária! Ora, vamos citar o exemplos dos pais ao educarem seus filhos adolescentes - aconselham sempre a não beber, não usar drogas, evitar as más companhias, e assim segue, daí lhe pergunto: qual pai/mãe que nunca transgrediu as próprias regras? Que pessoa adulta que nunca bebeu, ou teve qualquer outro comportamento moralmente inadequado? Acredito que até para aconselhar os filhos sobre tais males, de alguma forma há uma experiência pessoal nesse sentido. 

O que causa realmente indignação são as pessoas deliberadamente hipócritas, aquelas que fazem da hipocrisia sua característica mais marcante. Muito se enganam essas pessoas se pensam que tanta hipocrisia engana alguém. Hoje em dia os hipócritas são facilmente identificados e intitulados como tal sem que percebam. Se tratam de pessoas sem um pingo de decência, pois veja, como pode uma pessoa pregar de santo se nem pode se dar como exemplo?

Toda aquela moralidade (lixo), não me desce! E muito me indigna também as pessoas que engolem essas falácias, defendem e inclusive reproduzem as falas vãs a diante! Por favor! ¬¬' São as típicas pessoas influenciáveis, sem um pingo de senso crítico que claramente não estão prontas para encarar esse mundo onde vivemos.

Rede social é o ambiente perfeito para a manifestação dos hipócritas. É impressionante! Que preguiça!!! 

Eu só espero do fundo do coração que esses idiotas percam a plateia, porque quem sabe assim essa modinha de hipocrisias perca um pouco do seu vigor, e esses hipócritas deliberados caiam finalmente em si e se tornem autênticos. 

"De boas intenções o inferno está cheio!" 

Boa noite.