Citação

"Só queria que você soubesse que tudo aquilo que aprendeu comigo não vai ser fácil de encontrar nos livros e em outros corpos sem direção... E não vai achar em nenhum lugar encaixe tão complexo assim! Quando a noite passar e tudo acabar, eu estarei aqui"
Strike

domingo, 20 de março de 2011

Orgulho...


Até onde você está disposto a abrir mão do seu orgulho?

Ou melhor, você é capaz de abrir mão do seu orgulho em prol de algo maior?

Cada pessoa vê o orgulho de uma forma. Tem pessoas que o vê como algo positivo, que contribui para a evolução e ascensão pessoal, e outras pessoas o interpretam como soberba, vaidade, que aqueles que o possui apenas mostra seu desprezo pela humildade e a capacidade que o outro possui.

Pois eu digo que tudo é questão de excessos.

Orgulho, pela definição do Wikipedia, é um sentimento de satisfação pela capacidade, realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal.

Precisamos ter orgulho de nós mesmos, de quem somos, dos nossos atos, claro, se esses contribuírem para um bem maior. Pois quem não valoriza o próprio trabalho, não encontrará, provavelmente, sua motivação para prosseguir e progredir. Mas aqueles que enaltecem exageradamente a si mesmos, se mostram arrogantes, cheios de si, e acabam deixando o outro numa situação de inferioridade, e infelizmente isso consegue acabar com a auto-estima dessa pessoa. E não é por menos, pois é preciso ser psicologicamente bem treinado para ignorar uma coisa dessas! Sem contar que a arrogância de uma pessoa gera a antipatia na outra, que cá pra nós, é difícil de esquecer.

Mas a questão é: você é capaz de abrir mão do seu orgulho em prol de algo maior?

Todos nós temos lá o nosso orgulho, seja ele modesto, ou excessivo, mas temos. Agora será que somos capazes de deixar esse orgulho de lado para um bem comum mais alto?

* Será que somos capazes de doar cinco reais em moedas de um centavo para um mendigo que pede por comida? (por mais que cinco reais em moedas de um centavo seja uma raridade e dificilmente você conseguirá consegui-las novamente)

* Será que você, um recém formado, emprestaria seu trabalho para um colega que precisa de um norte para concluir o curso dele? (por mais que esse trabalho tenha valido todo seu suor e dedicação e seria uma espécie de desaforo emprestá-lo a alguém)

* Será que você deixaria toda sua pose, sua vaidade, sua super valorização do ego, seu orgulho em si, para falar com a garota que ama: estou disposto amá-la da melhor maneira que posso!

* Será que você seria capaz de ter coragem e falar que pode sim compartilhar com ela o sentimento de tentar?

* Será que você é humano o suficiente para pensar no próximo, pensar no que se passa com ele, e se preocupar, se importar, e ajudar da forma que for possível? 

* Será que você consegue deixar de ser covarde e assumir de uma vez por todas que é desse nós que você precisa?

* Ou será que eu vou ter que abrir mão mais uma vez (dentre as milhares de vezes) do meu orgulho para tentar lhe entender e ainda por cima continuar gostando de você?

Francamente, me sinto cada vez mais rebaixada pelo seu orgulho... Pela sua falta de atenção por mim! E me sinto pior ainda só de pensar que eu persisto acreditando em nós. Sempre me culpo pela incerteza que me ronda, a incerteza que veio de você! Mas não lhe culpo por eu me sentir assim, culpo a mim mesma, por infringir minha própria regra, por jogar-me de cabeça sem saber ao certo o terreno onde estou pisando...

Sabe, muitas pessoas que se importam com a gente tem o trabalho de nos aconselhar, de abrir nossos olhos, mas cabe apenas a nós colocar esses conselhos em prática. E podemos julgar todos esses conselhos corretos, mas enquanto não deixarmos nossa confortável posição de esperar, a vida vai passar, e vamos ficar pra trás, parar no tempo, ficar cada vez piores, na mesmice de acontecimentos e no adoecimento continuo do corpo, da mente e da alma.

Com tudo isso, quero dizer que é muito confortável para você simplesmente falar que tem vergonha, ou que não quer se envolver agora. Deixar seu orgulho lá nas alturas, enquanto eu permaneço na posição daquela que entende e respeita sua opinião, sem contestação. Não quero viver mais nessa situação. Não vou correr mais atrás, muito menos mostrar que me importo (por mais que eu me importe, e muito). Vou permanecer apenas em silêncio, e observar se algum dia, você terá a coragem necessária para diminuir seu orgulho e mostrar sincera humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou!? =))